terça-feira, 5 de abril de 2016

4 Dicas para uma maquilhagem rápida & eficiente




Uma das minhas paixões é maquilhagem. Não sou profissional e tenho muito, muito que aprender, mas gosto de ler e ouvir sobre isso e fui apanhando alguns truques pelo caminho. Pode-se dizer que não foram suficientes: a minha pele continua muito seca em alguns sítios e muito oleosa noutros; a minha base não dura, de todo, o dia todo e devia ser retocada a meio (mas eu não tenho paciência para isso); e as sombras que uso, apesar de serem da palete Urban Decay: Basics, com primer de olhos TooFaced Shadown Insurance, ficam borratadas ou engelham ao chegar ao fim do dia com, suponho, o calor dos meus olhos cansados.

Mas, espero, não sou uma total zero neste assunto. Já evoluí muito desde os anos de bâton roxo na fase punk, de base muito branca na fase experimental (que agora gostava de reencontrar porque não encontro, a preço de supermercado, nenhuma base suficientemente clara para mim), de sobrancelhas pintadas a lápis eyeliner. Todos cometemos erros e a melhor forma de os corrigir é continuar a tentar e a experimentar como é que os produtos funcionam e em que altura do ano ficamos com mais necessidade disto ou daquilo. É daquelas situações em que cada um sabe de si, a não ser que pague por um profissional, mas isso está para lá do meu salário.

O  importante é saber adaptar o saber ao nosso estilo, à nossa pele e ao formato da nossa cara que, quer queiramos, quer não, afecta imensamente a forma como a maquilhagem nos assenta; e há vários truques que, melhor ou pior, conseguem ser aplicados a toda a gente. 

  1. Descobra onde deve ser o topo da sua sobrancelha: se não sabe onde deveria ser o topo da sua sobrancelha, penteie a sobrancelha para baixo. Dessa forma, consegue ver a raiz dos pêlos e começa a desenhar a sobrancelha (muito levemente) a partir daí. Assim que tenha uma ideia desse risco, volte a pentear convenientemente as sobrancelhas para o sítio certo e pode terminar o processo.

    Dica extra: Use lápis branco por baixo do arco das sobrancelhas, para as fazer parecer mais elevadas e definidas.

  2. Aquece que vais entrar: para várias fases de maquilhagem, aquecer ligeiramente os produtos faz magia na sua aplicação, sejam eles máscara dos olhos, corrector ou eye-liner.

    Não precisam de ir buscar uma vela para ter ao lado dos produtos ou um secador de cabelo, a dica requer muito menos calor: basta pôr o produto entre as mamas, ou, se isso for muito risqué, numa parte do corpo que possa igualmente auxiliar no aquecimento e suporte do produto; ou mexer o produto entre as mãos durante alguns segundos.

    Dica extra: Usar o secador de cabelo é só recomendado no caso dos encaracoladores de pestanas, e mesmo nessa altura convém confirmar se a temperatura não é excessiva.

  3. Não ande com bâton nos dentes: uma solução extremamente fácil (e sexy, dependendo de onde estiver) para evitar essas situações é, depois de aplicar o bâton, pôr um dedo na boca, fechar os lábios à volta dele e tirá-lo para fora. Isto ajuda a eliminar excesso de produto que foi colocado na parte de dentro do lábio e que depois acaba nos dentes.

    Dica extra: exfolie os lábios antes de pôr bâton, especialmente se é mais opaco, para evitar ficar com peles secas visíveis. Uma forma rápida, ecológica e (talvez demasiado) saborosa de fazer isto é juntar uma colher de açúcar e mel; ou então optar pela forma mais preguiçosa que é usar a escova de dentes e um pouco de água morna.

  4. Nunca comece com a base: é preferível começar pelos olhos, especialmente se estiver a planear usar eye-liner, e ter a liberdade de limpar tudo e começar do início se fizer asneira. Começando pela base/cara, corremos sempre o risco de ter de desenrascar a maquilhagem de olhos porque não correu bem à primeira, para evitar estragar o resto da cara também.

    Dica extra: um problema generalizado para quem usar pouca maquilhagem ou está a começar, é comprar base de acordo com o tom de pele das bochechas. O grande problema com isto é que, idealmente, deve misturar o tom da base com o da sua cor de pele até ao pescoço. A solução para um look mais homogéneo e natural, é comprar de acordo com o tom do pescoço e nunca esquecer que a cara não acaba 1 cm antes das orelhas: deve-se misturar gradualmente por toda a face, da testa às orelhas ao pescoço.

3 comentários:

  1. Olá Rita, como falaste em não conseguir aguentar a maquilhagem durante mais de um dia há um produto na Kiko custa entre 8 a 10€ não sei ao certo, mas chama-se fixador e serve mesmo para que a maquilhagem aguente na cara sem borratar durante mais horas! Quanto à base eu uso uma da Kiko que tem 20g e custa 22€, parece muito mas para mim está a durar mais de 1 ano! E tirando na altura de verão e os domingos que não saio de casa eu uso a base todos os dias!! Por isso compensa o investimento

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas! Tenho de experimentar, apesar de achar que isto já deve ser defeito de fabrico, que nem o "porefessional" da Benefit funciona em mim haha Sabes os nomes?

    ResponderEliminar
  3. Não sei decor!! Sei que a base (pó) é da nova coleção e elas dizem que é bronzeador! É o fixador é uma lata, chama-se mesmo fixador
    Os 2 produtos são da Kiko

    ResponderEliminar