terça-feira, 22 de março de 2016

Restaurante da Semana: Dona Maria Pregaria

Aviso: esta rúbrica provavelmente vai ser semanal, mas pode ver a sua frequência diminuída pela vontade e finanças minhas e dos meus companheiros de comida. 


Com isto fora do caminho, vamos lá dar início ao texto.

A semana passada, como habitual, eu e o Pedro fomos passear pela baixa Sexta-Feira à noite. O Porto tem estava a vibrar com novos espaços, boa comida e muito entretenimento e, para quem é muito esquisito com comida, o Pedro tem sido muito simpático para mim e exploramos juntos estes novos locais algumas vezes por mês, geralmente à Sexta depois do trabalho mas também ocasionalmente ao Sábado com amigos.

Estávamos em dúvida onde ir jantar, porque já fomos a tantos sítios que acabam por parecer todos mais ou menos iguais (com a excepção do Real Hamburgueria, que irá ficar para outra altura). Demos a volta inteira aos Clérigos, Galerias de Paris e Cedofeita e só a subir o túnel de Ceuta é que me lembrei que há um espaço chamado Dona Maia Pregaria que costuma estar à pinha.

Como nós somos velhinhos e jantamos logo às 20h00 (e ainda fomos beber uma Sommersby ao Era Uma Vez no Porto para fazer horas e não estar no restaurante logo às 19h!) o espaço estava composto mas não ainda completamente cheio. Fantástico! Fomos imediatamente sentados e as meninas que estavam a atender foram bastante simpáticos. Óptimo início.

Tenho imensa pena de não ter levado a minha câmara comigo, apesar de, pessoalmente, não gostar de tirar fotos a comida. Parece muito narcisista, mas o resultados são sempre tão bonitos. Fico sempre na dúvida. Neste caso, no entanto, vou partilhar as fotos do facebook do restaurante e podem avaliar por vocês!

Para entradas, eu pedi o croquete artesanal de alheira e grelos que, apesar de estar ligeiramente mais ácido do que eu acho que deveria estar, era gigante e vinha acompanhado com maionese, o que, para quem come com os olhos como eu, veio mesmo a calhar! O Pedro foi pelos Nuggets ("Grão a grão, enche a galinha o papo"), que tinham 2 molhos, maionese e agridoce, a acompanhar e eu fui molhando o meu croquete lá também (e ainda sobrou para as batatas depois!).

Para o conduto, eu gosto sempre de experimentar as coisas mais estranhas do menu e o Pedro as mais tradicionais. Opostos! Fomos os dois para os pregos: eu comi o "3 foi a Conta que Deus fez", 3 pregos muito saborosos (o meu preferido foi o de gorgonzola com compota de figo e foi o primeiro a ir porque queria tirar o sabor intenso da boca para o Pedro não ficar enojado comigo haha), ele comeu o "Dona Pregaria", de lombo do novilho e maionese de alho, mas susbtituiu a copita por bacon, que ficou muito bom! 

Em termos de ambiente, o espaço é aconchegante, há muita luz e a música não está muito alta, o que às vezes é um problema. O atendimento foi rápido e simpático, não tivemos qualquer queixa. Só as cadeiras, as malditas cadeiras que todos os espaços foram comprar à IKEA, é que não são nada confortáveis. Percebo o incentivo económico de as escolher: baratas e bonitas, mas pode mesmo estragar uma boa refeição.

No total, fiquei bastante agradada com o espaço. Não sei se se distingue dos outros no Porto que fazem mais ou menos o mesmo serviço, mas não iam ficar nada mal servidos se lá forem. Aliás, pela fila de 7-10 pessoas que estava quando de lá saímos, há muita gente que aprecia o restaurante e não se importa de esperar para lá comer.


6/10, comida boa e ambiente agradável, mas nada de especial.



Sem comentários:

Enviar um comentário