terça-feira, 15 de março de 2016

Pequenas Mudanças na Minha Viagem Minimalista

Aviso: Começo por pedir desculpa aos senhores que estão a ler este blog. Estas dicas são, em retrospectiva, quase exclusivamente válidas para mulheres.


Estou no início da minha viagem minimalista. Não no início absoluto, até porque já vos consigo dar algumas dicas sobre o que tenho alterado na minha rotina, mas nada que uma pessoa próxima de mim se tenha apercebido verdadeiramente sem eu ter de lhe dizer. 

Há várias situações em que simplificar melhora exponencialmente a nossa qualidade de vida, especialmente num dia-a-dia vivido na cidade, a trabalhar a tempo inteiro e a fazer asneiras em part-time.

Ir e vir do trabalho, chegar a casa e trabalhar no blogue, sair com amigos, fazer voluntariado, estar com o namorado e passar tempo com a família ocupa imenso tempo e, parecendo que não, cortar em pequenos hábitos pode fazer-nos mais felizes e dar-nos mais tempo para sermos produtivos e eficazes e pode passar mais tempo a fazer aquilo que verdadeiramente gostamos.

Uma das principais rotinas que alterei foi a quantidade de roupa que tenho e que uso. Não deitei tudo fora, não consigo fazer isso de forma abrupta porque ainda dou muito valor a algumas peças que já não me servem mas foram das minhas preferidas em altura x ou y da minha vida. Pessoalmente, a minha forma de me vestir ao fim-de-semana é quase exactamente igual à minha roupa de trabalho, porque me é permitido usar camisa, camisola, calças e sapatilhas à semana, sem qualquer problema. Nesse sentido, já tenho a minha vida muito facilitada, porque muitas das minhas amigas têm roupas próprias, mais elegantes e discretas para o trabalho.

A segunda coisa que fiz foi deixar de usar a cara completa de maquilhagem. Não se enganem, adoro maquilhagem e, modéstia à parte, até tenho bastante jeito para a aplicar, mas estava a ser muito desgastante acordar mais cedo 15/20 minutos todos os dias para aplicar base, pó, eyeliner e blush. Hoje em dia, continuo a usar maquilhagem mas numa versão simplificada: aplico uma cor clara de sombra nos olhos para os tornar mais vivos, ponho máscara nas pestanas e preencho as sobrancelhas. Demoro 3/4 minutos no total e saio de casa muito mais feliz com muitos mais minutos preciosos de sono.

Outra coisa que alterei há vários meses é a minha rotina de unhas. Não aplico verniz há meses e só o voltarei a fazer para eventos especiais, como casamentos ou festas formais. As minhas unhas estão sempre curtinhas, tento arranjar-las em casa uma vez por semana e hidrato as mãos e as cutículas uma ou duas vezes por dia (geralmente quando saio de casa e um pouco antes de ir dormir). Este tipo de hábito livra-me de ter de estar a gastar dinheiro em acetona, algodão e vernizes e, claro, poupa-me tempo no dia-a-dia. Quando pensei pela primeira vez nisto, confesso que estava hesitante (as minhas unhas coloridas tão lindas!), mas mal noto que não estão pintadas agora, ninguém reparou ou pelo menos não comentou sobre elas e nunca mais tenho de parar 1h para as camadas de protector, verniz e top coat secarem.

Também simplifiquei a minha mala. Noutro texto vou explicar o que levo comigo quando vou para o trabalho ou sair, mas de uma forma muito geral, abdiquei de ter várias carteiras que vou trocando (tenho 3 de boas marcas que quase nunca uso, duas a tira-colo e a mochila que uso no dia-a-dia), tenho um porta-moedas pequeno para evitar encher com recibos e cartões de fidelidade e o meu kit de emergência é uma saquinha com ziplock com alguns comprimidos.

Por fim, a minha rotina de beleza está cada vez mais simples. Uso 1 champô, 1 condicionador e 1 gel douche no banho sem parabenos e o mais natural possível; no cabelo só aplico um pouco de óleo da Caudelie porque tenho de acabar de o gastar e cheira muito bem; e uso 1 creme de cara e 1 protector solar antes de sair de casa. Por vezes aplico outros produtos, na tentativa de ir gastando tudo o que acumulei ao longo dos tempos e sempre com atenção aos prazos de validade ou à data em que abri o produto (escrevo sempre com caneta de acetato na caixa).


E é isso. Tento fazer uma vida mais prática, mais simples e que me permita fazer aquilo que de facto gosto: ver filmes, fazer ponto de cruz, sair com amigos, escrever e ler e passar tempo com o meu namorado e com a minha família.


Segue o meu blog em Bloglovin

Sem comentários:

Enviar um comentário