sexta-feira, 8 de abril de 2016

O que deves levar contigo em caso de emergência (Bug Out Bag)


Nota: Este texto já está escrito há várias semanas, porque é um tema que me interessa bastante, mas calhou bem ficar agendado para a semana de sensibilização nas escolas: "E se fosse eu?". Não sou especialista em nada disto e o texto seguinte é só a junção de algumas ideias que fui coleccionando ao longo do tempo e de coisas que me interessariam trazer.

Dito isso, espero que encontrem algum valor no que vos digo aqui.

______________________________________________________________________________________________

É uma questão que, por muito que custe, devemos todos perguntar a nós mesmos. Fazer planos é sempre uma boa ideia e não se gasta dinheiro com isso, só se garante noites mais descansadas e menos stress na eventualidade de algo correr mal. Ninguém está completamente isento da possibilidade de ter de evacuar a casa em minutos ou segundos e não ter tempo para salvar o que mais nos é querido.

É por isso que acredito que este post é importante. Este tipo de situações raramente acontecem, e ainda bem, e, como tal, raramente estão na cabeça das pessoas. Por isso mesmo é que, quando acontecem, nos apanham completamente desprevenidos e sem capacidade de racionalizar o que está a acontecer no tempo suficiente para recolher os pertences ou documentos que seriam fundamentais mais tarde, depois do desenrolar de tudo.

Um dos temas que me têm cativado imensamente nos últimos tempos é a questão da "sobrevivência em caso de desastre". Antes que se assustem, não, não acredito no fim do mundo por aliens ou afins, mas acho que, no quotidiano, todos devemos estar em constante vigilância, para frasear o Mad-Eye Moody. É nesse sentido que elaborei uma lista, mais ou menos exaustiva, e, obviamente customizável, com alguns items imprescindíveis em situação de fogo, inundação ou epidemia zombie. Sugiro que estejam em locais próximos da saída e todos, mais ou menos, agrupados por perto, ou, idealmente, todos dentro na mesma mochila/mala:

  1. Documentos ou suas fotocópias: (baseado num comentário de um fórum que me esqueci de apontar o URL)

    a) Cartão de Cidadão/Bilhetes de Identidade + Certidões de Nascimento;
    b) Cartões da ADSE/ADMG/Seguro de Saúde;
    c) Certidão de Casamento;
    d) Passaportes;
    e) Cartas de Condução;
    g) Boletim de vacinas de cada membro da família (sugestão: no Centro de Saúde peça à enfermeira que seja impresso o relatório de vacinação. É um papel A4 com todas as vacinas que já tomou.)
    h) Cartão de Grupo Sanguíneo de cada membro da família;
    i) Lista de alergias, problemas médicos e afins;
    j) Relatórios médicos;
    k) Receitas médicas (mesmo que já estejam expiradas, servem como comprovativo de que tomas certos medicamentos);
    l) Relação das Contas Bancárias de todos os membros da família, com o n.º das contas e respectivos NIBs e IBANs, caso seja preciso sair do país + Dados de Acesso às contas bancárias online: n.º de acesso e password
    m) Seguros: carro, casa, vida, saúde, etc.;
    n) Lista das posses, para fins de seguro;
    o) Impressões digitais de cada membro da família + fotografia corpo e cara de cada um;
    p) Documentos dos animais de estimação;
    q) Fotos físicas mais importantes

    Se possível, esta informação deve estar duplicada em pen ou, principalmente, na cloud.
  2. Mala de roupa extra com 2 mudas para cada membro da família (incluir: roupa interior, pijama, casaco quente, luvas e chapéus)

  3. Kit de emergência médica:
    a) Paracetamol;
    b) Ibuprofeno;
    c) Bolas de algodão e cotonetes;
    d) Tesoura;
    e) Luvas;
    f) Pinça, corta-unhas e lima;
    g) Gaze;
    h) Termómetro;
    i) Pensos;
    j) Pensos higénicos / tampôes;
    k) Soro fisiológico;
    l)  Anticéptico;
    m) Pomada para queimaduras;
    n) Antihistamínico;
    o) Protector solar;
    p) Medicamentos que costumam tomar (diabetes, alta tensão, pílula, etc.);
    q) Medicamentos para animais de estimação;
    r) Isqueiro;
    s) Toalhitas;
    t) Máscara contra poeiras/fumo/etc.;
    u) Adesivo;
    v) Repelente de insectos;
    w) Bâton de cieiro;
    x) Creme hidratante + Desinfectante das mãos.
  4. Dinheiro
  5. Canivete suíço
  6. Um conjunto extra de chaves da casa/carro
  7. Água e barras de cereais
  8. Paracord (corda pode fazer a diferença em situações de emergência em que não sabemos com o que contar) + Fita Adesiva (das fortes, sim? Não levem a fita-cola do estojo da primária do vosso filho)
  9. Lanterna + pilhas (em separado);
  10. Sabão (não sabendo quanto tempo vais estar longe de casa, nunca é mau levar alguma coisa que te permita lavar/limpar on-the-go) + Toalha fibras;
  11. Cobertor Isotérmico;
  12. Espelho pequeno;
  13. Mapa da área.

Uma questão importante a ter em mente nesta mochila/mala é o peso. Não se esqueça que o peso da mochila não deve exceder a sua capacidade de a levar às costas durante horas/dias sem desconforto ou irritação.


O maior problema com a minha configuração é mesmo a roupa, porque ocupa sempre imenso espaço, mas se evitar items muito volumosos penso que iria conseguir um resultado execuível.

Se ficares sem casa, onde vais dormir? Como acedes ao teu seguro, às tuas contas, aos teus documentos? São questões fundamentais que devem estar sempre actualizadas nas nossas cabeças.

Da minha parte, eu sei que entre eliminar coisas em casa e duplicar necessidades numa mochila destas é complicado e confuso, mas estou a tentar simplificar a minha vida para ter menos dores de cabeça e menos dificuldades e a liberdade que me dá saber que posso pegar em tudo em menos de 5 minutos e não sentir que deixei nada de importante para trás ou que me poderia esquecer de algo, vale a pena o esforço extra.

Sem comentários:

Enviar um comentário